Uma pesquisa realizada na Suíça mostrou que 85% da população nas regiões de língua alemã, 72% nas regiões de língua francesa e 78% nas regiões de língua italiana sabiam que os antibióticos podem combater apenas bactérias, mas não vírus.

SAÚDE, MEDICINA e ENFERMAGEM

Naquele ano, foram registradas 7,7 milhões de mortes associadas a 33 infecções bacterianas comuns, sendo que apenas cinco bactérias foram ligadas a mais da metade de todos os óbitos. As mortes associadas a essas bactérias representaram 13,6% de todos os óbitos globais e mais da metade de todas aquelas relacionadas à sepse em 2019. Mais de 75% das 7,7 milhões de mortes bacterianas ocorreram devido a três síndromes: infecções respiratórias inferiores, infecções da corrente sanguínea e infecções peritoneais e intra-abdominais. Infecções bacterianas comuns se tornaram a segunda principal causa de morte e foram associadas a uma em cada oito óbitos em todo o mundo em 2019, de acordo com uma análise publicada no periódico científico The Lancet. Das 13,7 milhões de mortes relacionadas à infecção estimadas que ocorreram em 2019, 7,7 milhões foram associadas aos 33 patógenos bacterianos estudados. Segundo o estudo, os agentes bacterianos mais bactrim 400/80mg mortais e os tipos de infecção variaram de acordo com a localização e a idade dos pacientes. A meningite é uma doença grave, potencialmente fatal, que costuma ser causada por agentes infecciosos, tais como bactérias, vírus e fungos.

Embora existam muitas estimativas para causadores de doenças como tuberculose, malária e HIV, até agora as estimativas da carga de agentes bacterianos limitavam-se a um conjunto restrito e tipos de infecção específicos ou focavam apenas em populações determinadas. Além disso, nos pacientes com sondas de demora, o tratamento muitas vezes não consegue debelar a bacteriúria e só leva ao desenvolvimento de organismos resistentes aos antibióticos. O problema está associado diretamente ao uso excessivo e incorreto dos antibióticos disponíveis. De acordo com os autores, construir sistemas de saúde mais fortes com maior capacidade laboratorial de diagnóstico, implementar medidas de controle e otimizar o uso de antibióticos são algumas das medidas essenciais para diminuir a carga de doenças causadas por infecções bacterianas comuns. A resistência de microrganismos aos antibióticos é uma das maiores ameaças à saúde global atualmente. Introdução O advento dos antibióticos no final da década de 1920 revolucionou a ciência e trouxe a medicina para a era moderna. “Até agora, as estimativas em nível de país para partes do mundo onde as pessoas são mais afetadas por infecções bacterianas estavam visivelmente ausentes”, disse Authia Gray, coautora do estudo e pós-bacharelado do IHME na Escola de Medicina da Universidade de Washington.“Esses novos dados podem atuar como um guia para ajudar a lidar com a carga desproporcionalmente alta de infecções bacterianas em países de baixa e média renda e podem, em última análise, ajudar a salvar vidas e evitar que as pessoas percam anos de suas vidas devido a doenças”, completa.

“Pela primeira vez, esses novos dados revelam toda a extensão do desafio de saúde pública global representado pelas infecções bacterianas”, disse Christopher Murray, coautor do estudo e diretor do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME, em inglês) da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em comunicado. Soluções caseiras podem nos ajudar a combater alguns problemas de saúde de forma mais imediata, gerando bem-estar em nós e nos preparando para algum diagnóstico mais completo com algum profissional. “É de extrema importância colocar esses resultados no radar das iniciativas globais de saúde para que um mergulho mais profundo nesses agentes mortais possa ser conduzido e investimentos adequados sejam feitos para reduzir o número de mortes e infecções”. As infecções bacterianas ficaram atrás apenas da doença isquêmica do coração, que permaneceu como a principal causa de morte em 2019. Os especialistas destacam que a redução nos agravos devem ser uma prioridade global de saúde pública. A leptospirose é uma infecção potencialmente grave causada por Leptospira, que são bactérias em forma de espiral chamadas espiroquetas (veja a figura Como as bactérias tomam forma). Utilizando dados e métodos dos estudos da carga global de doença de 2019 e da pesquisa global sobre resistência antimicrobiana (GRAM, em inglês), os pesquisadores usaram 343 milhões de registros individuais e isolados de agentes causadores de doenças - conhecidos tecnicamente como patógenos, para estimar as mortes associadas e o tipo de infecção responsável.

Celulite: é uma infecção mais profunda, acomete a derme profunda e o subcutâneo, assim como no primeiro pode apresentar eritema, mas de uma tonalidade mais clara, rosáceo, e não é bem delimitado. Carbúnculo ou Antraz é a coalescência de vários furúnculos em uma única massa, infecção de vários folículos, com drenagem purulenta. O tratamento nesse caso é recomendado a drenagem como principal abordagem e associado um antibiótico oral com cobertura para Staphylococcus aureus. As infecções causadas por bactérias menos comuns costumam ocorrer em hospitais ou em asilos, assim como durante a realização de trabalhos de jardinagem ou quando o indivíduo nada em uma represa, em um lago ou no mar. Cerca de 95% das infecções do trato urinário ocorrem quando bac-térias ascendem a uretra para a bexiga e, no caso de pielonefrite, ascendem do ureter para os rins. As cepas que possuíam esses genes especiais tinham uma vantagem de sobrevida quando a penicilina foi comumente usada para tratar infecções. Outras infecções podem ser classificadas dependendo de as bactérias causadoras das infecções necessitarem de oxigênio ou proliferarem em ambiente livre de oxigênio.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Comments on “Uma pesquisa realizada na Suíça mostrou que 85% da população nas regiões de língua alemã, 72% nas regiões de língua francesa e 78% nas regiões de língua italiana sabiam que os antibióticos podem combater apenas bactérias, mas não vírus.”

Leave a Reply

Gravatar